Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia expulsa 31 diplomatas e funcionários das embaixadas dos Países Baixos, Holanda e Áustria

19 abr, 2022 - 22:39 • Redação

É a resposta à expulsão de pessoal diplomático russo destes três países, numa decisão que Moscovo diz ser "infundada" e “provocatória”.

A+ / A-

A Rússia ordenou a expulsão de 31 diplomatas e funcionários dos Países Baixos, Belgica e Áustria.

De acordo com a Agência France Press, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo declarou 15 diplomatas dos Países Baixos ‘persona non grata’, assim como 12 funcionários da embaixada belga a quem foi dado um prazo de duas semanas para saírem do país.

Há ainda quatro diplomatas austríacos que têm até domingo para abandonar a Rússia.

É a resposta à expulsão de pessoal diplomático russo destes três países, numa decisão que Moscovo diz ser "infundada" e “provocatória”.

No plano das reações, a Bélgica já disse alertou que esta medida “totalmente injustificada e infundada” da Rússia vai aumentar o “isolamento diplomático internacional” do país.

Já o ministro neerlandês dos Negócios Estrangeiros, Wopke Hoekstra, diz que “agora vamos ver quais as consequências do facto de tantos colegas terem que deixar Moscovo e São Petersburgo”.

Nas próximas horas é de esperar que sejam expulsos mais diplomatas da Rússia, em resposta às decisões da Alemanha e da França de enviar para casa 40 dos enviados de Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+