Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Cessar-fogo na Ucrânia? "Talvez dentro de algumas semanas", diz subsecretário-geral da ONU

19 abr, 2022 - 00:19 • Lusa

Martin Griffiths viaja esta semana para a Turquia, onde vai conversar com o Presidente Erdogan sobre a situação na Ucrânia. "Estou realmente impressionado com o papel que a Turquia está a desempenhar. A Turquia conseguiu apresentar-se a ambos os lados como um anfitrião genuinamente viável e útil para essas conversações", disse.

A+ / A-

O subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse esta segunda-feira que vai visitar a Turquia durante esta semana para discutir possíveis esforços de mediação de Ancara nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

"Viajarei para a Turquia esta semana para me encontrar com o Presidente (turco, Recep Tayyip) Erdogan", disse o britânico Martin Griffiths, em conferência de imprensa na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

"Estou realmente impressionado com o papel que a Turquia está a desempenhar. A Turquia conseguiu apresentar-se a ambos os lados como um anfitrião genuinamente viável e útil para essas conversações, com todas as dificuldades que vimos nesta última semana", acrescentou o principal responsável humanitário da ONU.

Griffiths declarou ainda que um cessar-fogo da Rússia na Ucrânia "não está no topo" das prioridades de Moscovo, nem mesmo para permitir a evacuação de civis ou organizar a entrada de ajuda humanitária nas cidades mais afetadas.

"O cessar-fogo não está no horizonte, talvez dentro de algumas semanas. Isso dependerá das negociações, porque (primeiro) é necessário um mínimo de confiança", avaliou Griffiths.

O britânico defendeu a criação daquilo que classificou de "janelas de silêncio", uma fórmula que funcionou nos últimos anos na região de Donbass (leste da Ucrânia) e que envolvia interromper brevemente os combates para permitir a passagem de material médico ou humanitário, assim como a partida de civis.

De acordo com o subsecretário-geral, a ONU planeia enviar uma caravana humanitária nos próximos dias para a região leste de Donetsk e de lá enviar suprimentos para a região de Lugansk.

Também hoje, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar seriamente preocupado com a "terrível situação humanitária na cidade sitiada de Mariupol, amplamente destruída após semanas de implacáveis ataques russos", pedindo para que "as partes tomem todas as medidas necessárias para evitar baixas civis".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 abr, 2022 Lisboa 09:48
    A ONU deve ser desmantelada pois como está, de pouco ou nada serve. E não haverá qualquer cessar-fogo a não ser que acabem as balas (pouco provável), Zalensky ou Putin sejam mortos (também pouco provável), ou a NATO saia do sofá e decida entrar na dança (igualmente pouco provável). A Rússia, fracassada a ideia de fazer da Ucrânia uma nova Bielorrússia em 3 dias, não pode recuar agora de mãos vazias. E a Ucrânia, depois do que aconteceu, não cederá 1 cm2 de território ucraniano à Rússia de Putin. Mesmo que numa 1ª fase, percam, através de incursões e guerrilhas urbanas, a Guerra eternizar-se-à, até Zelensky e/ou serem mortos ou afastados.

Destaques V+