Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

África do Sul. Cheias já causaram pelo menos 400 mortes

15 abr, 2022 - 13:39 • Lusa

A previsão indica a continuação de chuva durante o dia de hoje e fim de semana, com novos riscos de inundações e deslizamentos de terra.

A+ / A-

Subiu para 395 o número de mortos causados pelas inundações na África do Sul. Uma das zonas mais afetadas foi Durban, na costa leste do país, segundo as autoridades locais.

"Um total de 40.723 pessoas foram afetadas. Infelizmente, o número de mortos continua a aumentar, com a última atualização aponta para 395", revelou em comunicado o departamento de cooperação e assuntos tradicionais da província de KwaZulu-Natal,

Os números atualizam o último balanço de 340 vítimas mortais, divulgado na quinta-feira pelo chefe de governo da província, Sihle Zikalala, numa conferência de imprensa virtual, sendo a maioria das vítimas da região de Durban, cidade portuária de Kwazulu-Natal aberta ao Oceano Índico e epicentro das fortes chuvas que começaram no último fim de semana.

O Presidente sul-africano, que esteve quarta-feira no local, hoje numa deslocação a Mpumalanga, no nordeste do país, onde discursava numa igreja por ocasião das celebrações da Páscoa, lamentou o "desastre de enormes proporções, nunca antes visto no país”.

Cyril Ramaphosa confessou estar a passar por "um dos momentos mais tristes" do seu mandato quando conheceu uma família que perdeu 10 membros, devido ao mau tempo, incluindo crianças pequenas.

"Alguns deles viram os seus familiares serem levados, sem poder resgatá-los, estendendo a mão para segurá-los, mas o poder da água levou-os", precisou.

A previsão indica a continuação de chuva durante o dia de hoje e fim de semana, com novos riscos de inundações e deslizamentos de terra, prevendo que o mau tempo afete também as províncias vizinhas do Estado Livre (centro) e do Cabo Oriental (sudeste) onde "já se registou uma morte" segundo Cyril Ramaphosa.

"O nosso país está a enfrentar enormes desafios", comentou, listando a onda de violência sem precedentes que abalou o país em julho e as consequências de dois anos de combate à pandemia.

"Enquanto pensávamos que poderíamos sair do estado de desastre, outro desastre, desta vez natural, atingiu o nosso país", disse.

O Presidente sul-africano declarou na quarta-feira o estado de calamidade na província de KwaZulu-Natal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+