Tempo
|
A+ / A-

Tribunal Penal Internacional: Ucrânia é "um cenário de crime"

13 abr, 2022 - 15:08

O procurador do TPI, o britânico Karim Khan, visitou, esta quarta-feira, a cidade de Bucha.

A+ / A-

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o britânico Karim Khan, descreveu esta quarta-feira a Ucrânia como um "cenário de crime", durante uma visita à cidade de Bucha.

"A Ucrânia é um cenário de crime. Estamos aqui porque temos boas razões para acreditar que crimes cujo julgamento é da competência do Tribunal [Penal Internacional] estão a ser cometidos", afirmou Karim Khan.

"Temos de atravessar a névoa da guerra para chegar à verdade", defendeu o procurador à imprensa, durante a visita à cidade nos arredores de Kiev, onde centenas de civis, segundo as autoridades ucranianas, foram torturados e mortos durante a ocupação russa.

O Tribunal Penal Internacional abriu, em 3 de março, uma investigação sobre a situação na Ucrânia, na sequência da multiplicação de acusações à Rússia de que cometeu crimes de guerra.

Nas últimas semanas foram descobertos dezenas de cadáveres espalhados nas ruas da cidade ucraniana de Bucha, perto da capital do país, após a retirada das tropas russas, o que suscitou uma onda de choque e a condenação unânime da comunidade internacional.

Alguns corpos tinham as mãos atadas atrás das costas e apresentavam sinais de terem sido executados.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou as forças russas de crimes de guerra em Bucha, mas a Presidência russa negou qualquer responsabilidade, garantindo que as imagens foram encenadas por Kiev.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+