Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Agência Espacial Europeia suspende cooperação em missões lunares russas

13 abr, 2022 - 18:32 • Lusa

Em resposta, a agência espacial russa Roscosmos informou que a suspensão da cooperação lunar com os europeus não afetará o lançamento das missões.

A+ / A-

A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu suspender esta quarta-feira a sua cooperação nas missões lunares russas na sequência da guerra na Ucrânia.

A decisão, anunciada em comunicado, foi tomada no Conselho da ESA.

"A agressão russa contra a Ucrânia e as sanções postas em prática representam uma mudança fundamental de circunstâncias e impossibilitam a ESA de executar a cooperação lunar planeada", justifica o comunicado.

A Rússia pretende enviar dois robôs para explorar a superfície da Lua, em particular o polo Sul, onde há gelo nas suas crateras, e um satélite para cartografar esta região.

O envolvimento da ESA incluía instrumentos que a agência irá agora testar com recurso a outras parcerias, nomeadamente com as congéneres norte-americana NASA e japonesa JAXA.

A ESA pediu à agência espacial russa (Roscosmos) para que devolva os instrumentos já fornecidos.

Após o anúncio da Agência Espacial Europeia, a Rússia comunicou que a suspensão da cooperação lunar com os europeus não afetará o lançamento das missões.

A primeira delas, que consiste no envio de um robô, está agendada para julho depois de um adiamento feito no ano passado.

Em março, a ESA suspendeu a cooperação com a Roscosmos numa missão robótica a Marte, a ExoMars, que tinha lançamento previsto para setembro após vários atrasos.

Agora, o envio do robô europeu para Marte fica adiado para pelo menos 2026.

A ESA tem 22 Estados-membros, incluindo Portugal, que aderiu à agência em 2000.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+