Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boris Johnson multado após festas ilegais em Downing Street

12 abr, 2022 - 14:50 • Diogo Camilo

Polícia acredita que o primeiro-ministro britânico possa ter estado em seis dos 12 eventos em investigação. Mulher de Boris e o seu ministro das Finanças, Rishi Sunak, também vão ser multados.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o seu ministro das Finanças, Rishi Sunak, vão ser multados por participarem em festas em Downing Street durante o confinamento, quebrando as restrições britânicas contra a covid-19.

As notificações já foram confirmadas pelo gabinete do próprio chefe de Governo britânico, com os valores das coimas a poderem variar entre os 25 e 60 euros, e são o resultado de uma investigação da Polícia Metropolitana de Londres que começou em janeiro deste ano e se debruça sobre 12 eventos em que as medidas preventivas terão sido quebradas.

Cerca de cem funcionários do Governo de Boris Johnson, incluindo o primeiro-ministro e o seu ministro das Finanças, terão sido investigados, com a polícia a acreditar que Boris possa ter estado em seis destas festas.

Os 12 eventos investigados pela polícia tiveram lugar em oito datas diferentes e incluem uma festa de “traga a sua própria bebida” que aconteceu nos jardins de Downing Street, a 20 de maio de 2020, organizado pela secretária pessoal de Boris Johnson, e uma festa de aniversário surpresa para o primeiro-ministro britânico, em junho de 2020, em que também esteve presente Rishi Sunak. A mulher do chefe de Governo, Carrie, também terá sido notificada, avança a Sky News.

As primeiras 20 multas começaram a ser distribuídas no início deste mês, com alguns destes funcionários a terem participado em duas festas que aconteceram no dia anterior ao funeral do Príncipe Filipe, em abril de 2021.

Em reação às notícias, o Partido Trabalhista pediu a demissão de Boris Johnson e de Sunak, enquanto o líder dos Democratas Liberais, Ed Davey, pediu uma moção de confiança no parlamento para o primeiro-ministro britânico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+