Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Autarca de Mariupol diz que já morreram 10 mil civis durante o cerco russo

11 abr, 2022 - 18:46 • Redação

O número total de mortes pode já ser o dobro. Presidente da Câmara garante que os russos não estão a deixar entrar ajuda humanitária na cidade.

A+ / A-

O presidente da câmara de Mariupol, na Ucrânia, disse na segunda-feira que mais de 10 mil civis morreram durante o cerco russo da cidade e que o número de mortos pode ultrapassar os 20 mil, tendo por base uma estimativa dos cadáveres que foram encontrados pelas ruas.

Contatados por telefone, na segunda-feira, pela Associated Press, o autarca Vadym Boychenko disse também que as forças russas trouxeram equipamentos móveis de cremação para a cidade para fazer desaparecer os corpos. Acusou ainda os russos de se recusarem a permitir a entrada de organziações humanitárias na cidade na tentativa de esconder a carnificina.

As declarações do presidente da Câmara de Mariupol surgem quando a Rússia alegou que destruiu vários sistemas de defesa aérea ucranianos, no que parecia ser um esforço renovado para ganhar superioridade aérea e retirar armas que Kiev descreveu como cruciais antes de uma nova ofensiva de grande escala esperada no leste do país.

Já Moscovo afirmou que atingiu quatro lançadores S-300 perto da cidade de Dnipro, fornecidos por um país europeu que não nomeou.

A Eslováquia deu à Ucrânia exatamente esse sistema na semana passada, mas negou que tenha sido destruído. A Rússia relatou anteriormente dois ataques a sistemas semelhantes noutros locais da Ucrânia.

A invasão inicial russa foi detida em várias frentes, pois encontrou forte resistência das forças ucranianas, que impediram Moscovo de tomar a capital e outras cidades.

O fracasso em obter o controlo total dos céus da Ucrânia prejudicou a capacidade russa de fornecer cobertura aérea para as tropas no terreno, limitando os avanços e provavelmente expondo-as a maiores perdas.

A ofensiva frustrada em muitas partes do país, levou as forças russas a apostar cada vez mais no bombardeamento de cidades – uma estratégia que deixou muitas áreas urbanas arrasadas e matou milhares de pessoas.

A guerra também abalou a economia da Ucrânia, com o Banco Mundial estimando que esta perderá mais de 45% este ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+