Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais francesas

Macron consegue vantagem e vai à segunda volta com Le Pen

11 abr, 2022 - 02:35 • Lusa

Sondagens apontam para reeleição do atual líder do país.

A+ / A-

O Presidente francês e recandidato ao cargo, Emmanuel Macron, obteve 27,6% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais em França, segundo o Ministério do Interior, quando estão contados 97,8% dos sufrágios.

Os resultados provisórios, divulgados na internet pelo referido ministério, indicam que a candidata da União Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, conseguiu 23,4 % dos votos e que o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon obteve 21,9%.

A abstenção situa-se nos 27%. As cidades onde os votos ainda não foram contados são algumas das maiores da França, incluindo Paris.

Macron e Le Pen disputarão a segunda volta a 24 de abril e o Presidente francês poderá ser reeleito segundo sondagens realizadas, este domingo, após a primeira volta.

Macron tem entre 54%-51% das intenções de voto contra 46%-49% para Le Pen, o que significa que a disputa seria muito mais renhida do que há cinco anos, quando o Presidente ganhou com 66,1% dos votos e a candidata da União Nacional obteve 33,9%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+