Tempo
|
A+ / A-

Jornal alemão contrata jornalista que protestou contra a guerra

11 abr, 2022 - 16:14 • Ricardo Vieira

Marina Ovsyannikova vai trabalhar para o Die Welt. Ficou conhecida um pouco por todo o mundo quando decidiu protestar contra a invasão da Ucrânia, durante um noticiário da televisão estatal russa Channel One.

A+ / A-

Veja também:


Marina Ovsyannikova, a jornalista que protestou contra a guerra num noticiário da televisão estatal russa, vai ser correspondente do jornal alemão "Die Welt" na Rússia e na Ucrânia.

O "Die Welt" anunciou, em comunicado, que Marina Ovsyannikova foi contratada como correspondente freelancer para fazer reportagens naqueles e noutros países, tanto para a versão em papel como para o canal de televisão.

A jornalista russa, de 43 anos, ficou conhecida um pouco por todo o mundo quando decidiu protestar contra a invasão da Ucrânia, durante um noticiário da televisão estatal russa Channel One.

Marina Ovsyannikova mostrou um cartaz com frases como “Não à guerra”, “Não acreditem na propaganda”, “Aqui mentem-vos” e “Os russos são contra a guerra”.

A produtora foi detida e interrogada durante várias horas. Acabou por ser condenada ao pagamento de uma multa de 30 mil rublos, o equivalente a 240 euros.

A jornalista estava acusada de "organizar um evento público não autorizado".

A União Europeia aplaudiu a coragem dos cidadãos russos que exprimem a sua oposição ao regime de Vladimir Putin, nomeadamente a jornalista que interrompeu o noticiário mais visto exibindo um cartaz contra a invasão da Ucrânia.

Aplaudimos a contínua coragem dos valentes cidadãos russos, e dos cidadãos russos amantes da paz, que ousam expressar a sua oposição a esta guerra de Putin, apesar de todas as restrições existentes", disse, no 'briefing' diário da Comissão Europeia, o porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Peter Stano.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem imposto uma série de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+