Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira missão tripulada 100% privada chega atrasada à Estação Espacial Internacional

09 abr, 2022 - 21:11 • Lusa

O ex-astronauta Michael López-Alegría, o ex-piloto Eytan Stibbe, o investidor Larry Connor e o empresário Mark Pathy são os tripulantes da nave da SpaceX. Vão ficar nove dias na EEI.

A+ / A-

A primeira missão tripulada totalmente privada enviada para a Estação Espacial Internacional (EEI) chegou, este sábado, ao destino, com uma hora de atraso.

Os quatro tripulantes juntaram-se aos restantes ocupantes da EEI - quatro astronautas e três cosmonautas - depois de terem partido, na sexta-feira, do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, a bordo de uma nave da empresa aeroespacial norte-americana SpaceX.

Michael López-Alegría (comandante da missão e ex-astronauta da NASA), Eytan Stibbe (ex-piloto da aviação israelita), Larry Connor (investidor e piloto particular norte-americano) e Mark Pathy (empresário canadiano) vão estar na EEI durante nove dias a fazer experiências científicas e atividades de cariz educativo e comercial.

Os quatro homens viajaram ao serviço de uma outra empresa aeroespacial norte-americana, a Axiom Space, que se estreia em missões comerciais para a Estação Espacial Internacional. Com exceção de Michael López-Alegría, que faz parte da empresa, os restantes tripulantes pagaram milhões de dólares pela viagem.

A SpaceX, do magnata Elon Musk, já enviou astronautas norte-americanos e europeus para a EEI, mantendo uma colaboração com a agência espacial norte-americana NASA, que opera o Centro Espacial Kennedy.

A Axiom Space, que pretende criar a primeira estação espacial comercial, cujo primeiro módulo deverá ser lançado em 2024, acordou com a SpaceX um total de quatro missões

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+