Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça represálias contra novas sanções da UE

06 abr, 2022 - 13:30 • Lusa

UE quer proibir importação do carvão russo. As novas sanções do bloco europeu serão discutidas esta quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


A Rússia ameaça tomar medidas de represália caso a União Europeia (UE) venha a adotar, esta quarta-feira, o quinto pacote de sanções contra o país, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

"É evidente que vamos tomar medidas de represália, assim como vamos desenvolver medidas apropriadas para protegermos os nossos legítimos interesses nos setores da economia e em outras áreas", asinalou Alexander Grushko, em declarações à agência de notícias russa Interfax.

Devido à campanha militar da Rússia, a UE deve aprovar mais uma série de sanções contra o país, nomeadamente proibindo a importação de carvão russo. As novas sanções do bloco europeu vão ser discutidas, esta quarta-feira, em Bruxelas.

Além dos cortes na importação de carvão, que pode constituir a primeira ação conjunta da UE contra o setor da energia da Rússia, o quinto pacote pode proibir as transações com quatro bancos russos e o fim de exportações de tecnologia, madeira, marisco e licores europeus para a Rússia.

Bruxelas quer também impedir o acesso de navios russos a portos europeus e restringir o trânsito rodoviário aos operadores da Rússia e da Bielorrússia.

A Rússia lançou, a 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, que matou, pelo menos, 1.480 civis, incluindo 165 crianças, e feriu 2.195, entre os quais 266 menores, segundo os mais recentes dados da ONU. A organização alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra também causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    06 abr, 2022 Eu 17:46
    Só o carvão? Então e o gás e o Petróleo? O Inverno acabou, basta aos boches reduzir em 2 graus o aquecimento das casas e poupam 10 000 m3 de gás russo - menos algumas centenas de milhões de euros a entrar diariamente nos cofres do Putin, e por arrastamento, menos armas para matar civis Ucranianos. Há mais quem venda petróleo e gás, e os boches iam parar 5 centrais nucleares que devem manter-se em funcionamento, por muito que isso custe à Greta ...

Destaques V+