Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy acusa militares russos de "matar por prazer"

05 abr, 2022 - 16:52 • Cristina Nascimento com Lusa

Presidente ucraniano quer a remoção da Rússia do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusa os militares russos de matar por prazer.

"Não houve um único crime que os russos não tenham cometido em Bucha. Mataram por prazer", disse o presidente perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, numa intervenção por vídeoconferência.

Zelenskiy acusou a Rússia de “colonialismo”, por retirar “centenas de milhares” de ucranianos do seu país, entre as quais duas mil crianças, criticando a passividade do Conselho de Segurança das Nações Unidas perante a ofensiva russa.

“Querem transformar ucranianos em escravos silenciosos”, afirmou Zelenskiy.

O líder ucraniano pediu uma reforma imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas que passe pela "remoção da Rússia, como um agressor e fonte de guerra e de forma a que não consiga bloquear decisões sobre as suas próprias agressões, a sua própria guerra".

“Temos de fazer tudo o que está nas nossas mãos para dar às futuras gerações uma ONU eficaz”, disse Zelenskiy.

Antes da intervenção do presidente ucraniano falou o secretário-Geral das Nações Unidas. Guterres disse que "nunca irá esquecer as horríveis imagens de civis mortos em Bucha" e considerou que a guerra deu origem à perda de vido sem sentido, à devastação massiva nos centros urbanos e à destruição de infraestruturas civis

Guterres admitiu ainda estar "igualmente chocado pelos testemunhos pessoais de violações e violência sexual" que se vão revelando.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+