Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA vão pedir suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos

05 abr, 2022 - 05:25 • Lusa

A palavra final cabe à Assembleia Geral da ONU. A medida exige o apoio de dois terços dos 193 países membros.

A+ / A-

Os Estados Unidos vão pedir ainda esta semana a "suspensão" da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, depois de dezenas de cadáveres de civis terem sido encontrados na cidade ucraniana de Bucha.

A embaixadora norte-americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse na segunda-feira à NPR que os EUA pensam pedir uma votação “o mais rápido possível nesta semana e possivelmente já na quinta-feira”.

A Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, tem a palavra final, e qualquer resolução para retirar à Rússia os seus direitos como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU exigiria o apoio de dois terços dos 193 países membros.

Thomas-Greenfield disse que a sua mensagem foi simples para os 140 membros da Assembleia Geral que votaram em março para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia: "As imagens de Bucha e a devastação em toda a Ucrânia exigem que agora juntemos ações às nossas palavras".

“Não podemos deixar que um Estado-membro que está a subverter todos os princípios que consideramos sagrados continue a fazer parte do Conselho de Direitos Humanos da ONU”, disse ela.

A Rússia e os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Reino Unido, China, França e Estados Unidos – estão atualmente entre os 47 membros do Conselho de Direitos Humanos.

Em Nova Iorque, a porta-voz da Assembleia Geral da ONU, Paulina Kubiak, disse na segunda-feira que ainda não recebeu qualquer pedido de reunião sobre o assunto.

O embaixador da Rússia na Suíça, Gennady Gatilov, reagiu acusando os EUA de “explorar a crise ucraniana para seu próprio benefício numa tentativa de excluir ou suspender a Rússia de organizações internacionais”.

O único país a perder os direitos de membro do Conselho de Direitos Humanos foi a Líbia em 2011, quando uma revolta derrubou Moammar Kadafi, lembrou o porta-voz do conselho, Rolando Gomez.

Referindo-se à Assembleia Geral da ONU, Gatilov disse, em comentários divulgados por um porta-voz da missão diplomática russa, que o esforço dos EUA “dificilmente será apoiado pela maioria dos estados-membros”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.430 civis, incluindo 121 crianças, e feriu 2.097, entre os quais 178 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+