Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron favorável a novas sanções contra a Rússia

04 abr, 2022 - 08:54 • Lusa

Presidente francês diz ser preciso enviar "um sinal de que é a nossa dignidade coletiva e os nossos valores que estamos a defender". Em causa o que as imagens de civis mortos em Bucha, na rua e numa vala comum.

A+ / A-

O Presidente francês mostrou-se favorável a que a União Europeia (EU) decrete novas sanções contra a Rússia, nomeadamente sobre o carvão e o petróleo, depois da descoberta de centenas de corpos civis na região de Kiev.

"O que aconteceu em Bucha impõe um novo conjunto de sanções e medidas muito claras", disse Emmanuel Mácron à rádio France Inter.

"Portanto, estaremos em concertação com os nossos parceiros europeus, especialmente a Alemanha", acrescentou o Presidente francês, referindo-se a uma possível imposição de sanções e medidas individuais sobre "o carvão e o petróleo".

Referindo-se aos últimos acontecimentos na Ucrânia, nomeadamente na região de Kiev e em Mariupol, Mácron disse: “é preciso enviar um sinal de que é a nossa dignidade coletiva e os nossos valores que estamos a defender".

O presidente francês mostrou-se "extremamente chocado" com "as cenas insuportáveis" em Bucha, adiantando que devem ser condenadas "fortemente".

"Há hoje indícios muito claros de crimes de guerra" e "está praticamente estabelecido que era o exército russo" que estava nesta pequena cidade, onde os civis foram massacrados, sublinhou.

O Presidente francês afirmou que o seu país vai ajudar as autoridades ucranianas na investigação do que aconteceu em Bucha.

"A justiça internacional tem de agir. Aqueles que estiveram na origem desses crimes terão que responder por isso" porque "não haverá paz sem justiça", segundo Mácron.

O número total de mortos ainda é incerto. Segundo a Procuradora-Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, os corpos sem vida de 410 civis foram encontrados nos territórios da região de Kiev recentemente recapturados das tropas russas. Moscovo nega que qualquer irregularidade tenha sido cometida na área.

A ameaça de embargo ao petróleo e carvão russos, além do aumento da tensão económica entre a União Europeia e Moscovo, representa um desafio para o abastecimento energético dos próprios europeus.

Macron, de qualquer forma, não disse que iria parar de comprar gás russo. A UE é particularmente dependente do gás russo, especialmente da Alemanha e de alguns países do flanco oriental. Uma interrupção no seu fornecimento pode criar um sério problema na substituição do gás por outras fontes para o próximo inverno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+