Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Refugiados chegam aos 4,17 milhões

03 abr, 2022 - 16:51 • Lusa

A Polónia acolhe 2,42 milhões de refugiados e a Roménia 635.000.

A+ / A-

Veja também:


A guerra na Ucrânia causou já 4,17 milhões de refugiados, de acordo com números atualizados diariamente pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), adiantou hoje a agência Efe.

Segundo a agência espanhola, que cita a ONU, o fluxo de refugiados abrandou ligeiramente nas últimas semanas, para menos de 50.000 pessoas por dia, depois de se ter registado um fluxo superior a 100.000 pessoas no início da invasão russa.

A Polónia acolhe 2,42 milhões de refugiados e a Roménia 635.000, sendo que uma parte destes chega à Roménia pela Moldova.

A Hungria recebeu 380.000 refugiados ucranianos, a Rússia 350.000, a Eslováquia 300.000 e a Bielorrússia 12.000, de acordo com o ACNUR.

Para além destes refugiados, há mais de 6,5 milhões de deslocados internos na Ucrânia, o que significa que quase 11 milhões de ucranianos, um quarto da população total, deixaram as suas casas para fugir da violência.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+