Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia diz que Ucrânia encenou massacre em Bucha

03 abr, 2022 - 20:23 • Redação

Russos defendem-se das acusações ucranianas. Dizem que só quatro dias depois das tropas saírem da região apareceram as imagens dos mortos. Argumentam que enquanto controlaram a zona, os residentes estiveram em segurança e podiam circular livremente.

A+ / A-

Veja também:


A Rússia rejeita que tenha sido responsável pela morte de centenas de civis na zona de Kiev. Um comunicado do Ministério da Defesa russo " nega as acusações do regime de Kiev da suposta morte de civis na cidade de Bucha, região de Kiev".

"Todas as fotos e vídeos publicados pelo regime de Kiev supostamente atestando 'crimes' cometidos por militares russos na cidade de Bucha, na região de Kiev, são mais uma provocação”, denuncia o comunicado.

Os corpos de 410 civis foram encontrados em territórios da região de Kiev recentemente recuperados pelas forças ucranianas, anunciou este domingo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova.

"Os peritos forenses já examinaram 140 deles", acrescentou a procuradora-geral durante uma emissão em vários canais de televisão ucranianos.

Em Bucha, cidade localizada a cerca de 30 quilómetros de Kiev, recentemente recuperada pelas forças ucranianas, dezenas de cadáveres foram encontrados nas ruas e enterrados em valas comuns.

Os russos garantem que durante o tempo em que esta localidade estava sob o controlo das suas forças armadas, nenhum residente foi vítima de qualquer ação violenta. E acrescentam ainda que os militares russos entregaram e distribuíram 452 toneladas de ajuda humanitária aos civis em Kiev.

Na mesma missiva, a Rússia adianta que durante todo o tempo em que a cidade esteve sob o controlo das forças armadas russas “os moradores de Bucha puderam circular livremente pela cidade e usar a rede de telemóveis”.

O Ministério da Defesa russo sublinha ainda que as saídas de Bucha não foram bloqueadas. “Todos os residentes puderam deixar livremente a cidade em direção ao norte, inclusive para a República da Bielorrússia. Ao mesmo tempo, a periferia sul da cidade, incluindo áreas residenciais, estava a ser bombardeada por tropas ucranianas 24 horas por dia com artilharia pesada, tanques e vários lançadores de mísseis”, escreve.

A Rússia diz que retirou “todas as unidades Bucha já em 30 de março, um dia após a ronda de conversações presenciais entre a Rússia e a Ucrânia na Turquia”.

No comunicado, a Rússia diz ainda que a 31 de março, o presidente da Câmara de Bucha, Anatoly Fedoruk, confirmou num vídeo que não havia militares russos na cidade. E acrescentam que nessas imagens, o autarca não mencionou qualquer morador baleado nas ruas com as mãos amarradas.

“Portanto, não é de surpreender que todas as chamadas 'provas de crimes' em Bucha não tenham aparecido até o quarto dia, quando oficiais dos serviços de segurança e representantes da televisão ucraniana chegaram à cidade”, concluem.

Os russos detalham ainda aquilo que consideram ser encenações. “De particular preocupação é o facto de que todos os corpos das pessoas cujas imagens foram publicadas pelo regime de Kiev, após pelo menos quatro dias, não apresentam ‘rigor mortis’ ou manchas de cadáver características, e as feridas contêm sangue não coagulado”, argumentam.

E concluem afirmando que “tudo isto confirma irrefutavelmente que as fotos e os vídeos de Bucha são mais uma peça de teatro do regime de Kiev encenada para a media ocidentais, como também aconteceu em Mariupol com a maternidade, assim como em outras cidades".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    03 abr, 2022 Lusboa 20:59
    Os militares tussos e os mercenários pagos por eles divertiram-se a fazer tiro ao alvo em civis porque não tinham capacidade para lutar com militares a sério como são as tropas ucranianas. Sempre ouvi dizer que o povo russo é o mais antipático do mundo. Durante os Jogos Olimpicos na Rússia os jornalistas comentavam a falta de taximetros nos táxis, onde a língua inglesa era desconhecida pela maioria das pessoas e a selvajaria era generalizada na sociedade russa onde imperava a corrupção e uma atitude "salve-se quem puder". Quem gostar dos russos e achar que aquilo é bom que faça as malas e vá para lá e de caminho passem pela Coreia do Norte e outros lugares assim. A Europa ocidental tem de se armar e defender, nada de ingenuidades patetas. Senão qualquer dia toda a Europa é o quintal dos russos.

Destaques V+