Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy. Exército russo já começou a abandonar o norte da Ucrânia

02 abr, 2022 - 10:19 • Redação

Presidente ucraniano garante que forças russas estão a abandonar o norte do país, "de forma lenta mas visível".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fez uma declaração em vídeo esta madrugada. Na mensagem, garante que as forças russas estão a abandonar o norte do país, "de forma lenta mas visível". Alguns soldados estão a ser expulsos pelo exército ucraniano, mas outros estão a ir por vontade própria, diz.

"Deixam um desastre completo e muitos perigos, é verdade", admite, acrescentando que as forças russas terão deixado minas nas zonas onde estiveram, incluindo em casas, equipamentos e corpos.

"Quem regressar a esta área terá de ter muito cuidado", aconselha. "Ainda é impossível regressar à vida normal. Esperem para que a nossa terra seja inspecionada, esperem até que consigamos assegurar que novos bombardeamentos são impossíveis", pede, falando à população.

Falando diretamente para o povo russo, pediu para "não termos mais mortos aqui". "Salvem as vossas crianças para que não se tornem vilões. Não os enviem para o exército. Façam o que puderem para os manterem vivos. Mantenham os jovens em casa", pediu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+