Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotojornalista encontrado morto em Kiev

02 abr, 2022 - 11:41 • Daniela Espírito Santo

Maks Levin estava desaparecido desde 13 de março. Tinha 40 anos.

A+ / A-

Veja também:


O fotojornalista Maks Levin, dado como desaparecido a 13 de março, foi encontrado morto esta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo Repórteres sem Fronteiras.

"Estava desarmado e usava um colete a dizer 'Press'", salienta a RSF num twit, onde relembra que "atacar jornalistas é um crime de guerra".

O corpo do jornalista ucraniano, que estava a cobrir a invasão da Ucrânia, foi resgatado em Huta-Mezhyhirska. Maksim Levin estava a trabalhar para o site noticioso LB.ua, que adianta que o fotojornalista de guerra ter-se-ia deslocado para aquela zona com outro jornalista, Alexei Chernyshov, que está em paradeiro desconhecido.

Levin era colaborador frequente da agência noticiosa Reuters, que também já confirmou a sua morte. O também realizador de documentários começou a colaborar com a agência noticiosa em 2013.

"Estamos devastados com a morte do Maksim Levin, um colaborador de longa data da Reuters, na Ucrânia. Maks providenciava-nos com fotografias e vídeos cativantes da Ucrânia desde 2013. A sua morte é uma grande perda para o mundo do jornalismo. Os nossos pensamentos estão com a sua família nesta altura difícil", é dito por um representante da Reuters, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Maks Levin tinha 40 anos. Deixa quatro filhos.

Vários foram os jornalistas que morreram na Ucrânia desde o início da guerra. Aleksandra Kurshynova, Brent Renaud, Pierre Zakrzewsk, Oksana Baulina, Viktor Dêdov e Yevhenii Sakun também perderam a vida em Kiev.

[notícia atualizada às 13h48 de dia 2 de abril de 2022]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+