Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Alemanha prossegue o alívio de medidas

02 abr, 2022 - 13:24 • Lusa

Oposição e organismos de saúde considerem a decisão prematura.

A+ / A-

Os alemães prosseguem hoje o alívio das medidas de restrição contra a pandemia de covid-19, com a doença a diminuir a sua incidência, embora a oposição e os organismos de saúde considerem a decisão prematura.

Com o fim da fase de transição, os "Länder só poderão aplicar medidas designadas de 'proteção básica'", que incluem o uso obrigatório de máscara nos centros de saúde e nos transporte, além de testes regulares em certos espaços, caso do ensino.

Além destas medidas mínimas, a partir de domingo grande parte dos alemães poderá ir às lojas sem máscara ou ir a restaurantes e cinemas sem ter de apresentar o certificado de vacinação ou mesmo teste negativo à covid-19, uma flexibilização que em Berlim já foi introduzida na sexta-feira.

No entanto, o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, exortou os cidadãos a continuarem a usar as máscaras nas lojas e noutros espaços interiores para se protegerem "uns aos outros".

"Vou fazê-lo na altura e recomendo a todos os clientes", escreveu na sua conta da rede social Twitter, além de ter descrito o comportamento da ex-chanceler Angela Merkel, fotografada a usar máscara, apesar de já não ser obrigatória.

O Instituto de Virologia Robert Koch (RKI) considera que terminou o pico da sexta vaga de covid-19.

Nas últimas 24 horas foram registadas 196.456 novas infeções e 292 mortes relacionadas com a covid-19, embora os especialistas acreditem que muitos casos passam despercebidos e que o número real pode ser muito superior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+