Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na ​Ucrânia. Negociações com a Rússia retomadas por videoconferência

01 abr, 2022 - 14:49 • Lusa

Espera-se que Moscovo responda a uma série de propostas ucranianas para um acordo, em que Kiev propõe a neutralidade da Ucrânia e a renúncia à adesão à NATO, desde que a sua segurança seja garantida por vários países.

A+ / A-

Veja também:


As negociações russo-ucranianas para tentar alcançar um cessar-fogo e pôr fim à guerra na Ucrânia foram retomadas esta sexta-feira por videoconferência, anunciaram as duas partes, citadas pelas agências internacionais

"Continuamos as negociações por videoconferência. As nossas posições sobre a Crimeia e Donbass [leste ucraniano] não mudaram”, informou o negociador russo Vladimir Medinsky, na sua conta da rede social Telegram, referindo-se à península anexada por Moscovo em 2014 e à região das duas repúblicas separatistas parcialmente sob controlo de movimentos pró-russos.

Também Mykhailo Pololiak, negociador ucraniano, confirmou o retomar das negociações por videoconferência, acrescentando que o encontro está a ser realizado entre vários subgrupos de trabalho.

Espera-se que Moscovo responda a uma série de propostas ucranianas para um acordo, em que Kiev propõe a neutralidade da Ucrânia e a renúncia à adesão à NATO, desde que a sua segurança seja garantida por vários países.

Kiev propôs ainda um período de negociações para resolver o estatuto da região do Donbass e da Crimeia.

Moscovo prometeu, como garantia de boa-fé, reduzir as operações militares nos arredores de Kiev e de Cherniguiv, dando a entender que pretende fortalecer a ofensiva no leste da Ucrânia, para assumir o controlo de todo o Donbass.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.232 civis, incluindo 112 crianças, e feriu 1.935, entre os quais 149 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+