Tempo
|
A+ / A-

Cruz Vermelha a caminho de Mariupol para executar plano de evacuação

01 abr, 2022 - 11:30 • Cristina Nascimento com agências

Estima-se que 100 mil pessoas permanecem na cidade portuária, que está cercada há várias semanas.

A+ / A-

Veja também:


A Cruz Vermelha está a caminho de Mariupol para executar o plano de retirada de milhares de pessoas da cidade que está há várias semanas cercada pelos militares russos. A organização divulgou um vídeo na rede social Twitter no qual revela que estão a dirigir-se para a cidade portuária.

Segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha, citado pela agência Reuters, foi alcançado um acordo para este plano de evacuação que envolve 54 autocarros. A organização não foi, no entanto, autorizada a levar ajuda humanitária.

As pessoas que saírem de Mariupol ainda não sabem para onde vão, mas parece certo que vão continuar em território ucraniano.

Fonte da autarquia assegurou, esta sexta-feira, que tentar sair da cidade é muito perigoso e que as estradas para entrar continuam fechadas.

Antes da guerra estalar, viviam 400 mil pessoas em Mariupol. Nesta altura, estima-se que permaneçam na cidade cerca de 100 mil pessoas. O governo ucraniano garante que a população não recebe ajuda médica ou humanitária há 36 dias.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.232 civis e feriu 1.935, provocando a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+