Tempo
|
A+ / A-

Energia. Espanha vai ter redução de 20 cêntimos por litro nos combustíveis

28 mar, 2022 - 19:06 • Teresa Almeida

​O Governo espanhol apresenta pacote de ajuda de 16 mil milhões de euros. É um plano de choque de resposta à guerra que vai proteger o setor empresarial e os cidadãos espanhóis, diz o primeiro-ministro de Espanha.

A+ / A-

Espanha vai aplicar uma redução nos preços dos combustíveis de 20 cêntimos por litro. A medida faz parte de um pacote de alterações desenhadas pelo governo espanhol em resposta à crise nos preços que resultou da guerra na Ucrânia

Entre as medidas anunciadas por Pedro Sanchez, destaca-se a redução do preço da gasolina e gasóleo com esforço financeiro do estado e das gasolineiras.

“Em primeiro lugar sabemos que a subida do preço do combustíveis afeta todas as famílias, não apenas alguns setores. O governo fará uma bonificação de 20 cêntimos em cada litro de combustível até 30 de julho”, anunciou o primeiro-ministro espanhol.

O estado espanhol aplicará uma diminuição de 15 cêntimos e as gasolineiras um mínimo de 5 cêntimos. “Algumas delas já anunciaram reduções maiores e quero agradecer-lhes esse compromisso com o país”, sublinhou.

A medida está prevista entrar em vigor a 1 de abril e vai durar até 30 de junho.

O plano inclui ainda a redução do IVA sobre o preço da eletricidade, a suspensão do imposto sobre a produção de eletricidade.

O executivo socialista espanhol vai ainda limitar os aumentos das rendas das casas a dois por cento, durante três meses e as empresas ficam impedidas de demitir funcionários.

Ao todo são cerca de 16 mil milhões de euros em ajuda direta e empréstimos para mitigar o impacto da guerra na Ucrânia nas famílias e empresas.

Este Plano Nacional pretende aliviar o impacto da crise energética e das consequências da guerra, diminuindo os riscos da inflação, que se teme que possa chegar aos sete por cento este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+