Tempo
|
A+ / A-

Guerra matou pelo menos 1.081 civis na Ucrânia. 93 são crianças

25 mar, 2022 - 17:57 • Lusa

Segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas de várias categorias.

A+ / A-

A invasão russa da Ucrânia já matou pelo menos 1.081 civis, dos quais 93 eram crianças, e feriu 1.707, incluindo 120 menores, indicou esta sexta-feira o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

No total, o Alto-Comissariado contabilizou, até às 24h00 de quinta-feira (hora local), 2.788 vítimas civis desde o início da invasão russa na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

No entanto, a agência da ONU alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior, explicando que a informação relativa a algumas zonas, "onde ocorreram intensas hostilidades", como é o caso das cidades de Mariupol e Izium, estar ainda atrasada ou à espera de confirmação.

Na quinta-feira, a agência da ONU registava pelo menos 1.035 civis mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos.

"A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas de vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de lançamento de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis", refere ainda o ACNUDH.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+