Tempo
|
A+ / A-

Gilbert F. Houngbo. Organização Internacional do Trabalho tem novo diretor-geral

25 mar, 2022 - 20:02 • Ana Carrilho

Gilbert F. Houngbo foi eleito esta sexta-feira para suceder a Guy Ryder, como diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, para os próximos cinco anos. O ex-primeiro ministro do Togo e atual presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, das Nações Unidas, é o 11º diretor-geral da OIT e o primeiro africano a ocupar o cargo.

A+ / A-

Gilbert F. Houngbo foi eleito esta sexta-feira pelo conselho de administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), composto por representantes dos governos, trabalhadores e empregadores.

Sucede a Guy Ryder, antigo sindicalista britânico, que dirigiu a Organização Internacional do Trabalho nos últimos dez anos.

“Numa época, infelizmente marcada por divisões, o meu compromisso de ser unificador, mantém-se: Serei o diretor-geral de ninguém e o diretor geral de todos”, referiu Houngbo, no discurso após a eleição, que decorreu na sede da OIT, em Genebra.

Assumindo que quer representar as vozes de todos os que confiam na OIT, fez questão de ser mais específico: “Estou a pensar nos quatro mil milhões de pessoas que, em todo o mundo, não têm acesso à Proteção Social; nos mais de 200 milhões de homens e mulheres que enfrentam o desemprego; nos 160 milhões de crianças em trabalho infantil; nos 1,6 mil milhões de pessoas no setor informal”.

Gilbert F. Houngbo não esqueceu as empresas e em especial as Pequenas e Médias Empresas (PME), confrontadas com interrupções nas cadeias de abastecimento ou com o encerramento devido a crises, nomeadamente a pandemia, as alterações climáticas e o conflito armado.

Lembrou também a discriminação, violência e assédio no local de trabalho e noutros lugares, a que milhões de homens, mulheres e crianças, são sujeitos.

“Todas essas são expressões da injustiça social inaceitável que somos moralmente, se não legalmente, obrigados a combater”, declarou.

Gilbert F. Houngbo venceu a eleição contra outros quatro candidatos e inicia funções no dia 1 de outubro, data em que acontecerá a tomada de posse.

O conselho de administração da OIT é composto por 56 membros titulares (28 governos, 14 empregadores e 14 trabalhadores) e 66 suplentes (28 governos, 19 empregadores e 19 representantes dos trabalhadores).

O objetivo da OIT, fundada em 1919, é promover o trabalho digno para todas as pessoas. Atualmente conta com 187 estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+