Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. Putin deu uma "nova vida à NATO"

24 mar, 2022 - 14:04 • Lusa

Aos jornalistas, o primeiro-ministro português disse ainda que “a extraordinária capacidade de resistência dos ucranianos”, constitui a primeira derrota de Putin.

A+ / A-

O primeiro-ministro português considerou esta quinta-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma "nova vida à NATO", sublinhando que a Aliança "está bem viva" e que nem o 'Brexit' nem o foco dos Estados Unidos no Indo-Pacífico a enfraqueceram.

Falando aos jornalistas no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), pouco depois de ter participado na cimeira de líderes da Aliança, António Costa salientou que Vladimir Putin sofreu duas derrotas ao invadir a Ucrânia, no passado dia 24 de fevereiro.

"A primeira grande derrota que Putin teve foi a extraordinária capacidade de resistência dos ucranianos, que demonstraram bem a sua alma nacional e a sua vontade de proteger a independência do seu território, e uma segunda grande derrota que Putin teve foi ter dado uma nova vida à NATO", disse.

Referindo-se às palavras do Presidente francês que, em novembro de 2019, tinha afirmado que a Aliança estava em "morte cerebral", o primeiro-ministro referiu que "hoje vê-se que a NATO está bem viva e reforçou significativamente os seus laços transatlânticos".

"Não foi a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) que enfraqueceu a NATO, nem o facto de os Estados Unidos terem hoje uma outra atenção para a região do Indo-Pacífico", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 mar, 2022 Lisboa 18:29
    Vamos ver se a NATO está mesmo "viva" no dia em que Putin usar armas nucleares ou quimicas/biológicas, ou invadir um País NATO. É que aí, acabam-se as desculpas para ficar a assistir e não combater.

Destaques V+