Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oposição a Bolsonaro pede investigação por tráfico de influências entre Governo e evangélicos

22 mar, 2022 - 21:09 • Lusa

Desde janeiro de 2021, segundo a Folha de São Paulo, os dois pastores próximos de Bolsonaro negociaram com várias prefeituras e libertação de recursos federais para a construção e requalificação de escolas, campos de futebol, ou mesmo para a compra de equipamentos tecnológicos.

A+ / A-

Um grupo de deputados da oposição pediu esta terça-feira a abertura de uma investigação contra o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suspeita de tráfico de influência a favor de pastores evangélicos.

Num áudio divulgado esta terça-feira pelo jornal Folha de São Paulo, é possível ouvir o responsável máximo da educação brasileira a assumir que dá prioridade a obras em municípios escolhidos por dois pastores próximo de Bolsonaro.

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, afirmou o ministro da Educação.

“Foi um pedido especial que o Presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, acrescentou o ministro na conversa em que participaram responsáveis de vários municípios e os dois pastores em questão: Gilmar Santos e Arilton Moura.

Desde janeiro de 2021, segundo a Folha de São Paulo, os dois pastores próximos de Bolsonaro negociaram com várias prefeituras e libertação de recursos federais para a construção e requalificação de escolas, campos de futebol, ou mesmo para a compra de equipamentos tecnológicos.

Na sequência da divulgação do áudio, a posição insurgiu-se e apresentou queixa ao Supremo Tribunal de Justiça e à Procuradoria-Geral da República.

A revelação do áudio gerou uma tempestade em torno do ministro da Educação, que é também pastor de uma igreja evangélica e que já foi criticado pela oposição por orientar o seu trabalho no Governo pelas suas crenças religiosas.

Ribeiro já enfrenta um julgamento do Supremo Tribunal sob acusações de homofobia por ter declarado publicamente que os homossexuais são “o produto de famílias desajustadas”, bem como por ter sido acusado de promover ideias de extrema-direita na educação.

Bolsonaro e Ribeiro não comentaram o áudio, mas a questão tem mesmo ressoado junto de grupos interpartidários que defendem os interesses das igrejas evangélicas no parlamento.

Sóstenes Cavalcante, membro do Partido Liberal (PL), ao qual pertence Bolsonaro, disse que o ministro “deve uma explicação às igrejas pentecostais”.

Esta questão adquire maior importância para estes grupos religiosos, que são muito ativos na política, especialmente porque este ano o Brasil vai às urnas para eleger um novo Presidente e governadores, bem como para renovar as câmaras legislativas, onde os evangélicos têm uma forte presença e influência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+