Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não pode haver euros para os ocupantes”. Zelensky pede à UE fim do comércio com a Rússia

21 mar, 2022 - 11:38 • Lusa

Também a Irlanda e Lituânia querem sanções europeias ao petróleo russo. A medida foi defendida pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Lituânia e da Irlanda, esta segunda-feira, no arranque de uma intensa semana de reuniões diplomáticas.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente ucraniano apelou à União Europeia, em particular a Alemanha, para cessar todas as relações comerciais com a Rússia e recusar todos os seus recursos energéticos.

"Não pode haver euros para os ocupantes', fechem todos os vossos portos, não lhes enviem os vossos bens, recusem os recursos energéticos (da Rússia)", pediu Volodymyr Zelensky numa mensagem gravada em vídeo e difundida através da rede social Telegram.

"Sem relações comerciais com vocês, sem as vossas empresas e os vossos bancos, a Rússia ficará sem dinheiro para esta guerra", acrescentou o chefe de Estado da Ucrânia.

A divulgação das declarações de Zelensky coincide com a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da União Europeia, em Bruxelas, que deve analisar eventuais novas sanções contra Moscovo.

O bloco europeu, dependente dos hidrocarbonetos russos, tem excluído até ao momento sanções contra o setor considerado muito importante para a Rússia.

"Por favor, não financiem as armas de guerra desse país, a Rússia", pediu Zelensky, dirigindo-se depois diretamente aos políticos alemães: "Vocês têm a força".

Irlanda e Lituânia querem sanções ao petróleo russo

Também a Irlanda e Lituânia querem sanções europeias ao petróleo russo. A medida foi defendida pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Lituânia e da Irlanda, esta segunda-feira, no arranque de uma intensa semana de reuniões diplomáticas.

Bruxelas e os seus aliados ocidentais já impuseram quatro pacotes de sanções contra a Rússia, devido à sua invasão da Ucrânia, que incluem o congelamento dos ativos do seu Banco Central, mas a crise humanitária na sitiada cidade portuária de Mariupol, está a aumentar a pressão sobre a Europa para que faça mais.

"Olhando para a extensão da destruição na Ucrânia neste momento, é muito difícil defender que não devemos avançar no sector energético, particularmente no petróleo e no carvão", disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney, citado pela agência Reuters.

O executivo de Berlim tem sido criticado pelos partidos da oposição alemães que pedem o embargo imediato aos hidrocarbonetos russos.

O Kremlin defendeu hoje que o eventual embargo europeu ao petróleo russo pode "atingir todo o mundo". A medida pode desencadear efeitos "muito sérios no mercado mundial de petróleo e uma influência nefasta sobre o mercado energético na Europa, mas os norte-americanos não vão perder nada, como é evidente", disse Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa.

Embaixador da UE no Reino Unido admite quinto pacote de sanções à Rússia
Embaixador da UE no Reino Unido admite quinto pacote de sanções à Rússia
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+