Tempo
|
A+ / A-

Mais de seis mil pessoas evacuadas nos corredores humanitários na Ucrânia

19 mar, 2022 - 21:27 • Redação

Mais de metade conseguiu sair da cidade de Mariupol, no sul do país.

A+ / A-

Milhares de pessoas foram evacuadas com sucesso de cidades ucranianas sitiadas, incluindo do porto de Mariupol, que as autoridades dizem estar a ser arrasado por bombardeios russos.

Cerca de 6.623 pessoas foram retiradas por corredores humanitários este sábado, um número substancialmente inferior às 9.145 que conseguiram sair ontem.

Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente, disse em numa publicação online que mais 4.128 pessoas deixaram a devastada cidade de Mariupol, no sudeste, enquanto as forças russas continuam a avançar.

Mais de 350.000 pessoas estão em abrigos e sem acesso a comida ou água, sendo que o Kremlin disse que as suas forças estão a "apertar o cerco" depois de bombardeá-lo e cortá-lo do Mar de Azov.

A queda de Mariupol marcaria um grande avanço no campo de batalha para as tropas de Vladimir Putin, que estão na maioria presas fora das grandes cidades, agora que se entra na quarta semana da guerra.

A conquista de Mariupol significaria que a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014, poderia ser ligada em uma ponte terrestre a territórios controlados pelos separatistas apoiados por Moscovo no leste.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+