Tempo
|
A+ / A-

China considera sanções do Ocidente à Rússia "cada vez mais ultrajantes"

19 mar, 2022 - 20:26 • Reuters

A China ainda não condenou a ação da Rússia na Ucrânia e não a rotulou de invasão, embora tenha expressado profunda preocupação com a guerra.

A+ / A-

O vice-ministro das Relações Externas da China, Le Yucheng, disse este sábado que as sanções impostas pelos países do Ocidente à Rússia sobre a Ucrânia são cada vez mais "ultrajantes".

Le Yucheng também concorda com a visão de Moscovo sobre a NATO, afirmando que a aliança não deve se expandir para o leste, e assim forçar a que uma potência nuclear como a Rússia se sinta "encurralada".

A China ainda não condenou a ação da Rússia na Ucrânia e não a rotulou de invasão, embora tenha expressado profunda preocupação com a guerra.

Pequim também se opôs a sanções econômicas contra a Rússia por causa da Ucrânia, que diz serem unilaterais e não autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

"As sanções contra a Rússia estão a ficar cada vez mais ultrajantes", disse o responsável chinès no fórum de segurança em Pequim, acrescentando que os cidadãos russos estão a ser privados de ativos no exterior "sem motivo".

"A história provou repetidamente que as sanções não podem resolver os problemas. As sanções só prejudicarão as pessoas comuns, e terão impacto no sistema económico e financeiro... e vão piorar a economia global."

A Rússia apelida as ações na Ucrânia de "operação especial" que, segundo Moscovo, não foi projetada para ocupar território, mas para destruir as capacidades militares do vizinho e capturar o que considera nacionalistas perigosos.

Numa chamada telefónica na sexta-feira entre Joe Biden e Xi Jinping, o presidente dos EUA alertou o homólogo chinês sobre as "consequências" se Pequim der apoio material ao ataque da Rússia, disse a Casa Branca.

"A procura de segurança absoluta (pela NATO) leva precisamente à falta de segurança absoluta", disse Le Yucheng . "As consequências de encurralar uma grande potência, especialmente uma potência nuclear, são ainda mais inimagináveis."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+