Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Macron exige cessar-fogo a Putin. Presidente russo acusa Kiev de "crimes de guerra"

18 mar, 2022 - 18:57 • Lusa

Chefes do Estado russo e francês conversaram ao telefone durante cerca de uma hora. Macron expressou profunda preocupação com a situação em Mariupol. Putin acusou "nacionalistas ucranianos" de crimes de guerra.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente francês, Emmanuel Macron, exigiu esta sexta-feira um cessar-fogo na Ucrânia ao seu homólogo russo, numa conversa telefónica em que Vladimir Putin acusou Kiev de "numerosos crimes de guerra".

Durante o telefonema, que durou cerca de setenta minutos, Emmanuel Macron "exigiu novamente o respeito imediato de um cessar-fogo" na Ucrânia, informou a presidência francesa.

Macron expressou a sua "extrema preocupação" com a situação em Mariupol, uma cidade no sudeste da Ucrânia bombardeada pelo Exército russo, e pediu "o levantamento do cerco e um acesso humanitário", segundo a mesma fonte.

Por seu lado, o Kremlin disse em comunicado que Putin "chamou a atenção para os numerosos crimes de guerra cometidos diariamente pelas forças de segurança e nacionalistas ucranianos".

Depois de o presidente norte-americano Joe Biden ter dito que Putin é "um criminoso de guerra", na quinta-feira, os Estados Unidos acusaram a Rússia de cometer crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia, que já dura há mais de três semanas.

Na conversa com Macron, Putin invocou "os ataques massivos de foguetes e de artilharia nas cidades do Donbass", a região no leste da Ucrânia parcialmente controlada por separatistas pró-Moscovo.

O Presidente russo também assegurou que "as forças armadas russas estão a fazer todo o possível para preservar a vida de civis, em particular criando corredores humanitários para a sua evacuação segura", versão que Kiev e os países ocidentais disputam, sustentando que as forças russas têm dificultado o auxílio a cidades cercadas e que os seus ataques visam alvos civis.

Os dois líderes também discutiram as negociações em curso entre Moscovo e Kiev, de acordo com o Kremlin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor
    18 mar, 2022 Lisboa 20:33
    Putin está louco Não tarda a vestir-se de Napoleão.

Destaques V+