Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Embaixada polaca em Lisboa alerta para campanha de desinformação russa

18 mar, 2022 - 21:08 • Lusa

Representação diplomática sublinha a necessidade de verificar fontes de informação, bem como o uso exclusivo de materiais verificados, como fotografias e vídeos.

A+ / A-

Veja também:


A embaixada da Polónia em Lisboa alertou hoje para a utilização pelos órgãos de comunicação social portugueses de informações que podem ser utilizadas em campanhas de desinformação perpetradas pela Rússia, que invadiu a Ucrânia há 23 dias.

Em comunicado, a embaixada polaca sustentou que “passados 23 dias da agressão russa à Ucrânia, é necessário lembrar que a mesma se realiza não só no domínio militar, mas também no domínio da desinformação” e que o Kremlin tem ao seu dispor uma “ampla gama de máquinas de desinformação”.

A representação diplomática da Polónia sublinhou na nota que é necessária a “verificação de informações de fontes de informação, bem como o uso exclusivo de materiais verificados”, como, por exemplo, fotografias e vídeos.

Isto, adianta, para evitar o “uso indevido” por Moscovo de notícias “publicadas/emitidas pelas agências de informação portuguesas, que podem ser usadas como base de 'fake news' ou campanhas de desinformação”.

Na nota, a embaixada da Polónia em Lisboa fez um ponto de situação da crise humanitária que nas fronteiras do país.

“O número de refugiados que atravessaram a fronteira polaca em fuga da agressão russa à Ucrânia ultrapassou hoje dois milhões. Até ao dia 14 de março foram criados na Polónia um total de 38 pontos de acolhimento, onde se oferece aos refugiados refeição, assistência médica, sítio para descansar, bem como informação sobre a estadia na Polónia e alojamento temporário”, declarou a embaixada.

Cerca de 700.000 crianças chegaram à Polónia e “já estão inscritas nas escolas polacas” cerca de 10% do total.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+