Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente ucraniano fala em exigências da Rússia “mais realistas”

16 mar, 2022 - 04:17 • Redação com Lusa

As negociações entre Rússia e Ucrânia são retomadas nesta quarta-feira.

A+ / A-
Presidente ucraniano fala em exigências da Rússia “mais realistas”
Presidente ucraniano fala em exigências da Rússia “mais realistas”

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as exigências da Rússia durante as negociações estão a tornar-se "mais realistas" após quase três semanas de guerra.

Num discurso à nação, transmitido em vídeo na madrugada desta quarta-feira, o governante afirmou que é necessário mais tempo para as negociações, que estão a ser realizadas por videoconferência.

“Ainda são necessários esforços, é preciso paciência”, disse Zelensky, acrescentando que "qualquer guerra termina com um acordo”.

Na mesma comunicação, o Presidente ucraniano convida a visitar Kiev. “Pode ser perigoso, porque os nossos céus não estão fechados para os aviões e mísseis russos. A decisão de reforçar o nosso arsenal ainda não foi tomada. Não recebemos aviões, no entanto, os olhos de todo o mundo estão agora na nossa capital, nos ucranianos. Por isso, todos os que estiverem connosco terão a nossa gratidão”, sustentou.

O líder ucraniano, que deve discursar, esta quarta-feira, no Congresso dos EUA, agradeceu ao Presidente norte-americano Joe Biden e a "todos os amigos da Ucrânia".

Biden assinou na terça-feira uma lei que atribui 13,6 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros) em ajuda à Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diz você
    16 mar, 2022 Porto Santo 15:06
    Fizeram a guerra, para chegar a "este acordo". Se se rendessem à partida para "salvar vidas", como alguns militares putinistas, Bloquistas e demais iludidos queriam, o "acordo" seria pura e simplesmente a anexação total da Ucrânia, e a instalação no poder, de um fantoche asqueroso, tipo Lukashenko. Ao contrário de Putin, Zelensky tem o apoio do seu povo, caso contrário, há muito que teriam largado as armas e desistido de lutar.
  • Ivo Pestana
    16 mar, 2022 Funchal 13:08
    Estupidez humana, fazer uma guerra para chegar a um acordo. É redutor demais.
  • Cidadao
    16 mar, 2022 Lisboa 10:51
    Zelensky, não fique preocupado por ter de abdicar para já, da NATO. Isso vai permitir-lhe no futuro, adquirir armamento em quantidade e qualidade, o que a juntar à valentia demonstrada pelas Forças Armadas Ucranianas, vai fazer a Rússia pensar 2 vezes antes de repetir uma invasão. E quanto aos territórios que eles anexarem agora, uma resistência armada perpétua, muitos cadáveres russos a chegar a Moscovo e claro a queda de Putin, vai reverter isso tudo. sobreviva a isto e mesmo parecendo ter perdido, terá ganho.

Destaques V+