Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta de tsunami após sismo de 7.3 no Japão

16 mar, 2022 - 15:07 • Ricardo Vieira, com agências

Cerca de dois milhões de casas ficaram sem energia elétrica na sequência do tremor de terra [em atualização].

A+ / A-

Um alerta de tsunami foi declarado esta quarta-feira após um sismo de 7.3 na escala de Richter, registado ao largo da costa de Fukushima, no Japão.

O epicentro do abalo foi registado a uma profundidade de 63 quilómetros, indica o Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa).

Cerca de dois milhões de casas ficaram sem energia elétrica na sequência do tremor de terra, indicou a empresa fornecedora Tokyo Electric Power Company (TEPCO) citada pela AFP.

A TEPCO adianta que está a avaliar o estado dos reatores em Fukushima e noutras centrais nucleares.

O apagão atingiu a região da capital Tóquio, onde os prédios abanaram com o sismo, adianta a agência Reuters.

O tremor de terra ocorreu sensivelmente na mesma região do sismo de há 11 anos, que provocou um desastre nuclear em Fukushima.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, diz que o Governo ainda está a avaliar a dimensão dos estragos.

[em atualização]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+