Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Níveis de radiação normais em todas as centrais nucleares" ucranianas

15 mar, 2022 - 07:04 • Lusa

AIEA e Rússia adiantam que as centrais nucleares de Chernobyl e Zaporíjia voltaram a operar sem problemas.

A+ / A-

Veja também:


A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) indicou que a energia foi restaurada na central nuclear de Chernobyl, depois de ter sido registado um corte no abastecimento de energia elétrica devido à ação das forças russas, de acordo com dados fornecidos pelas autoridades ucranianas.

"Os níveis de radiação em todas as centrais nucleares são normais", garantiu a AIEA, citando o operador ucraniano.

No mesmo sentido vem a confirmação do diretor do Segundo Departamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexey Polishchuk. O responsável disse à agência de notícias estatal russa Sputnik que a central nuclear de Chernobyl e também a central de Zaporíjia voltaram a operar normalmente e que os níveis de radiação “são normais”.

Alexey Polishchuk garante ainda que militares russos controlam ambas as centrais nucleares, juntamente com guardas e pessoal ucranianos, indicando que a principal tarefa é "prevenir a provocação das forças nacionalistas ucranianas contra estas infraestruturas críticas".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+