Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalista russa multada por protesto em direto na TV contra a guerra

15 mar, 2022 - 16:31 • Ricardo Vieira, com agências

Marina Ovsyannikova estava acusada de "organizar um evento público não autorizado", crime que podia resultar numa pena de 10 dias de prisão e uma multa de 30 mil rublos.

A+ / A-

Veja também:


A jornalista que protestou contra a guerra durante um noticiário da televisão estatal russa, foi esta terça-feira condenada ao pagamento de uma multa de 30 mil rublos, o equivalente a 240 euros. Marina Ovsyannikova foi libertada.

A jornalista estava acusada de "organizar um evento público não autorizado", crime que podia resultar numa pena de 10 dias de prisão e uma multa de 30 mil rublos.

Marina Ovsyannikova entrou em direto num noticiário da televisão estatal russo envergando um cartaz contra a guerra na Ucrânia.

"Não à guerra", "Não acreditem na propaganda", "Aqui mentem-vos" e "Os russos são contra a guerra" foram as frases exibidas no cartaz, onde estavam ainda desenhadas as bandeiras russa e ucraniana.

A União Europeia (UE) aplaudiu hoje a coragem dos cidadãos russos que exprimem a sua oposição ao regime de Vladimir Putin, nomeadamente a jornalista que interrompeu o noticiário mais visto exibindo um cartaz contra a invasão da Ucrânia.

Aplaudimos a contínua coragem dos valentes cidadãos russos, e dos cidadãos russos amantes da paz, que ousam expressar a sua oposição a esta guerra de Putin, apesar de todas as restrições existentes", disse, no 'briefing' diário da Comissão Europeia, o porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Peter Stano.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem imposto uma série de sanções económicas a Moscovo.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+