Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia e Rússia voltam a negociar esta segunda-feira

13 mar, 2022 - 23:57 • Lusa

Aquela que será a quinta ronda de contactos vai decorrer por videoconferência. Negociador russo afirmou que as conversações entre Rússia e Ucrânia estão a progredir apesar da guerra.

A+ / A-

Veja também:


Ucrânia e Rússia vão realizar esta segunda-feira, por videoconferência, uma nova ronda de negociações, foi anunciado pelo delegado de Kiev, Mykhailo Podoliak.

"Uma sessão de negociações será realizada na segunda-feira para resumir os resultados preliminares" das conversações, escreveu o conselheiro do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na plataforma social Twitter.

No início da noite, o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, tinha também anunciado as conversações de segunda-feira.

"As negociações prosseguem, sem interrupção, por videoconferência. Os grupos de trabalho estão constantemente a trabalhar. Um grande número de questões requer atenção constante", acrescentou Podoliak.

Durante o dia de hoje, um negociador russo afirmou que as conversações entre Rússia e Ucrânia estão a progredir apesar da guerra, apontando que os contactos diplomáticos aumentaram mesmo durante os combates no terreno.

"Se compararmos a posição das duas delegações entre o início das negociações e o momento atual, vemos que há progressos significativos", disse Leonid Slutski, um membro da delegação russa que se encontrou recentemente com negociadores ucranianos na Bielorrússia.

"A minha expectativa pessoal é que este progresso conduza muito em breve a uma posição comum entre as duas delegações e que haja documentos para assinar", acrescentou o negociador, de acordo com as agências noticiosas russas citadas pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

Desde o início da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, a 24 de fevereiro, já houve três rondas de conversações na Bielorrússia, tendo as reuniões abordado principalmente a questão dos corredores humanitários para a saída da população civil.

Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kouleba, saíram das conversações na Turquia sem anunciar quaisquer progressos tangíveis, mas comprometeram-se a continuar o diálogo.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+