Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Comité Internacional da Cruz Vermelha alerta para "o pior cenário" em Mariupol

13 mar, 2022 - 18:12 • Lusa

O responsável pelas operações do CICV na cidade, Sasha Volkov, disse que “o som da guerra é constante”.

A+ / A-

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou este domingo para "o pior cenário" em Mariupol, uma cidade sitiada no sudoeste da Ucrânia, se os beligerantes "não chegarem urgentemente a um acordo humanitário".

O CICV refere em comunicado que “está pronto para agir como um intermediário neutro para facilitar o diálogo entre as partes” sobre as questões humanitárias.

“O tempo está a esgotar-se para as centenas de milhares de pessoas presas na luta. A história julgará com horror o que está a acontecer em Mariupol, se nenhum acordo for alcançado o mais rápido possível entre as partes”, vinca o texto.

O presidente do CICV, Peter Maurer, refere no comunicado que aquela organização convoca “todas as partes envolvidas na luta” para que “deem prioridade aos imperativos humanitários”, para segurança de centenas de milhares de moradores que estão retidos na cidade portuária, que foi submetida a bombardeamentos pelas forças russas.

“O sofrimento humano é imenso”, adianta o comunicado, acrescentando que a população – e os próprios elementos do CICV -, é forçada a refugiar-se em abrigos subterrâneos sem aquecimento e arrisca a vida em breves saídas para procurar comida e água.

O responsável pelas operações do CICV na cidade, Sasha Volkov, disse que “o som da guerra é constante”.

A organização pede “um acordo preciso, funcional e imediato, para que os civis que desejam sair possam colocar-se em segurança e para que a ajuda vital possa alcançar aqueles que não podem ou não querem sair”.

Para que os corredores humanitários funcionem, o CICV insiste que os beligerantes devem concordar com as modalidades, os horários e as localizações definidas.

“Também é importante que as partes limpem as passagens de qualquer obstáculo”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+