Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia ameaça atacar carregamentos de armas ocidentais

12 mar, 2022 - 12:35 • Lusa

"A entrega de armas que estão a organizar a partir de vários países não é apenas um movimento perigoso, é um ato que torna os comboios respetivos em alvos legítimos”, afirmou o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros avisou, este sábdo, os Estados Unidos da América de que poderá atacar os seus carregamentos de armas para a Ucrânia, nos locais tomados pelo exército russo, desde há duas semanas.

"Nós alertámos os Estados Unidos de que a entrega de armas que estão a organizar a partir de vários países não é apenas um movimento perigoso, é um ato que torna os comboios respetivos em alvos legítimos”, alertou Serguei Riabkov em entrevista ao canal televisivo, Pervy Kanal.

O ministro referiu-se nomeadamente aos sistemas de defesa aérea portáteis e aos sistemas de mísseis antitanques.

Serguei Riabkov afirmou também que as “garantias de segurança” pedidas pela Rússia ao Ocidente, incluindo a garantia de que a Ucrânia nunca ingressaria na NATO, deixaram de ser válidas.

“A situação mudou completamente. A questão agora é meter em prática os objetivos dos nossos líderes”, disse, referindo-se à “desmilitarização” da Ucrânia pedida pelo Kremlin.

“Se os americanos estiverem dispostos, é claro que podemos retomar o diálogo”, acrescentou, especificando que Moscovo estava pronto, em particular, no que diz respeito aos acordos Start para limitar os arsenais nucleares. “Tudo depende de Washington”, disse.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 mar, 2022 Lisboa 19:09
    Não só essas colunas não circulam sem estarem defendidas, como já todos vimos a eficácia do Exército Russo que apesar duma superioridade esmagadora, ao fim de 15 dias ainda não conseguiu nenhum dos principais objetivos que trazia para uma guerra que se dizia de 3 dias, julgava Putin. Acho que lá para as bandas da Rússia, ainda não perceberam que por causa da Ucrânia não pertencer à NATO, esta é obrigada a ficar inativa a assistir aos crimes da Russia, mas cada dia que passa, a raiva sobe. Um ataque a uma coluna onde morram ocidentais, pode desencadear uma resposta militar das forças NATO no terreno que até ser contida, se puder ser contida, vai significar que muitos russos não voltam a casa.
  • Experimentem só
    12 mar, 2022 Estás a pedi-las Russo 17:18
    Nessa altura, acabam-se as desculpas e a NATO e os EUA entram na festa, oh IVAN. E aí, outro galo vai cantar.

Destaques V+