Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças russas destroem aeródromo militar perto da fronteira com Polónia

12 mar, 2022 - 13:09 • Lusa

Há edifícios residenciais localizados a apenas algumas centenas de metros do aeródromo.

A+ / A-

O exército russo destruiu o aeródromo militar ucraniano de Lutsk, perto da fronteira com a Polónia, depois de o atingir com quatro mísseis na sexta-feira. O anúncio foi feito este sábado por um autarca local.

De acordo com o presidente da câmara de Lutsk, Ihor Polishchuck, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform, as instalações militares foram atingidas na sexta-feira por quatro mísseis russos, tendo sido hoje confirmada a sua inoperatividade.

“É difícil dizer por que razão estes ataques aéreos foram realizados, já que o nosso aeródromo estava fora de serviço desde 24 de fevereiro, quando foi bombardeado pela primeira vez”, afirmou o autarca.

“O aeródromo foi completamente destruído, assim como o seu armazenamento de combustível”, disse, acrescentando que este novo ataque “foi apenas para aumentar o pânico e o medo entre a população”.

O governante referiu também que os edifícios residenciais estão localizados a apenas algumas centenas de metros do aeródromo, tendo recomendado aos cidadãos para não abandonarem a zona, uma vez que “não há mais nada no aeródromo para que disparar”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+