Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais duas maternidades bombardeadas na Ucrânia

10 mar, 2022 - 18:25 • Ricardo Vieira, com agências

A revelação é feita pelo chefe do Fundo das Nações Unidas para a População. Também foram destruídas maternidades nas cidades de Zhytomyr e Kharkiv.

A+ / A-

Veja também:


O ataque russo de quarta-feira contra uma maternidade em Mariupol foi o terceiro a um hospital pediátrico desde o início da guerra na Ucrânia, revela o pelo chefe do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Jaime Nadal.

Também foram destruídas maternidades nas cidades de Zhytomyr e Kharkiv, disse Jaime Nadal, citada pela agência France Press.

O hospital pediátrico e maternidade de Mariupol "não foi o único", declarou o diretor do UNFPA.

"Em Zhytomyr, a maternidade foi completamente destruída. Em Saltivsky [Kharkiv], a maternidade também foi destruída", denunciou Jaime Nadal.

O chefe do Fundo das Nações Unidas para a População não detalhou quem foram os responsáveis pelos ataques nem quantas vítimas foram registadas.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, justificou esta quinta-feira o bombardeamento de um hospital pediátrico na cidade ucraniana de Mariupol devido ao facto de o edifício servir de base para um grupo de extremistas ucranianos.

"Esta maternidade foi tomada há muito tempo pelo grupo Azov e outros radicais", declarou Lavrov, acrescentando que os pacientes e o pessoal médico e administrativo tinham sido expulsos do local por elementos daquele grupo.

Lavrov, que falava aos jornalistas após um encontro com o seu homólogo ucraniano na cidade turca de Antália, acusou "os meios de comunicação ocidentais" de apresentarem apenas "o ponto de vista ucraniano".

"Há uma 'russofobia' em todo o Ocidente dirigida pelos Estados Unidos", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+