Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dinheiro russo congelado usado para reconstruir a Ucrânia

10 mar, 2022 - 10:55 • Olímpia Mairos

Governador do Banco Nacional da Ucrânia pede mais sanções à Rússia, defendendo que devem passar pelo corte de pagamentos com cartões até à suspensão do acesso russo ao FMI.

A+ / A-

Veja também:


O governador do Banco Central da Ucrânia defende que os ativos russos que foram congelados devem ser usados para reconstruir a Ucrânia após a guerra.

Em entrevista à BBC, Kyrylo Shevchenko considera que a Rússia deveria, eventualmente, ser obrigada a pagar para reparar os danos causados durante a invasão.

“A necessidade de dinheiro será enorme”, destacou, indicando que “poderia ser disponibilizado através de empréstimos e subvenções de organizações multinacionais e ajuda direta de outros países. No entanto, uma grande parte do financiamento é necessária para ser obtida como uma reparação do agressor, incluindo fundos que estão atualmente congelados nos nossos países aliados”, explicou.

O governador acredita que grande parte das reservas cambiais da Rússia, mantidas fora do país, serão efetivamente congeladas pelas sanções nos EUA, na UE e em outros países.

No dia em que Londres anuncia novas sanções contra oligarcas russos, incluindo Abramovich, o dono do Chelsea, na “lista negra”, o governador do Banco Nacional da Ucrânia pede mais sanções à Rússia, que devem passar pelo corte de pagamentos com cartões até a suspensão do acesso russo ao FMI.

“Todos os dias em que as sanções são adiadas “custam a vida de civis e crianças”, disse.

Nesta entrevista, Shevchenko alerta, ainda, que a Rússia está a usar as suas capacidades de recursos energéticos para pressionar a Europa, sendo que a energia é também uma das principais narrativas dos órgãos de comunicação social russos para desinformar o povo russo sobre a relutância do Ocidente em tomar medidas mais duras, por medo de perder o acesso ao petróleo e gás russos.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+