Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Rússia anuncia cessar-fogo local esta terça-feira para evacuação de civis

07 mar, 2022 - 23:20 • Lusa

Os ataques russos provocaram a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas da Ucrânia para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A+ / A-

A Rússia anunciou esta segunda-feira o estabelecimento de um cessar-fogo local em várias cidades ucranianas a partir das 10h00 locais (07h00 de Portugal continental) de terça-feira para permitir a evacuação de civis por corredores humanitários.

“A Federação Russa anuncia um cessar-fogo a partir das 10:00, horário de Moscovo (07:00 GMT) de 08 de março” para a evacuação de civis de Kiev, bem como das cidades de Sumy, Kharkiv, Cherniguiv e Mariupol, disse a célula do Ministério da Defesa russo responsável pelas operações humanitárias na Ucrânia, em comunicado citado por agências de notícias russas.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+