Tempo
|
A+ / A-

Zelensky crítica o Ocidente e promete vingança à Rússia

06 mar, 2022 - 23:29 • João Carlos Malta

Anúncio dos russos de ataque a uma estrutura militar ucraniana deixa Zelensky incrédulo com a falta de reação dos países do ocidente.

A+ / A-

Veja também:


Num discurso publicado em vídeo na noite deste domingo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou os líderes ocidentais por não responderem ao anúncio do Ministério da Defesa russo de que vai atacar o complexo militar-industrial da Ucrânia e que os funcionários dessas fábricas não devem ir trabalhar.

“Não ouvi um único líder mundial a reagir a isto. A audácia do agressor é um sinal claro para o Ocidente de que as sanções impostas à Rússia não são suficientes... Há uma sensação de impunidade dos ocupantes e eles sentem que podem anunciar atrocidades que têm planeadas”, afirmou Zelenky.

O presidente da Ucrânia pediu a criação de um “tribunal” para responsabilizar as pessoas que cometeram atrocidades.

O Ministério da Defesa da Rússia disse no domingo que as suas forças vão atacar o complexo militar-industrial da Ucrânia com “armas de precisão”, com o porta-voz do ministério Igor Konashenkov (em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Tass), a afirmar: “Pedimos ao pessoal das fábricas da indústria de defesa ucraniana para não irem trabalhar”, informou a AP.

Zelsnky acrescentou que estas unidades foram construídas há décadas pelo governo soviético no meio de um ambiente urbano comum. “Milhares de pessoas trabalham lá e centenas de milhares vivem nas proximidades... Isto é assassinato. Assassinato deliberado.”

Referindo-se a família morta pelas bombas russas quando fugia de Irpin, o presidente ucraniano disse que “não vão esquecer e não vão perdoar estas atrocidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    07 mar, 2022 Porto 09:34
    Não é por nada, mas neste momento só a morte ou do Putin ou do Zelenskiy, pode fazer poupar milhares de mortos e milhões de desalojados! A intransigência destes dois homens está a causar um sofrimento impensável a milhões de pessoas!

Destaques V+