Tempo
|
A+ / A-

Explicador

A letra que simboliza a invasão russa. Qual o significado do "Z" na guerra na Ucrânia?

07 mar, 2022 - 21:28 • João Malheiro

O seu propósito original não é claro e existem algumas teorias que o tentam explicar. O Ministério da Defesa russo adotou-o oficialmente nas redes sociais e associando a letra à expressão "Za pobedu" (Pela vitória).

A+ / A-

Nos primeiros dias da invasão russa à Ucrânia, um símbolo começou a destacar-se, à medida que chegavam imagens dos primeiros momentos do conflito. Não se tratava de símbolos nacionais russos, ucranianos, nem os tão discutidos símbolos nazi.

Era apenas a letra "Z", que nem sequer existe nas versões russas e ucranianas do alfabeto cirílico. As suas origens são incertas, mas é agora tido em conta como um símbolo de apoio à Rússia e à invasão da Ucrânia.

Ao ponto de Ivan Kuliak, ginasta russo de 20 anos, ser alvo de um processo disciplinar da Federação Internacional de Ginástica por ter exibido a letra "Z", quando subiu ao pódio de uma das provas da Taça do Mundo em Doha, no Catar.

A Renascença explica o que já se sabe e o que se especula sobre a importância do "Z" na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Quais as origens da letra "Z" neste conflito?

Apesar de ter ganho maior destaque depois do início da invasão, o símbolo foi avistado, pela primeira vez, a 19 de fevereiro, à medida que as tropas russas se posicionavam nas fronteiras com a Ucrânia.

O seu propósito original não é claro e existem algumas teorias que o tentam explicar.

Vários especialistas apontam que este pode ser um método para as tropas russas distinguirem entre o seu equipamento e o das forças ucranianas, visto que existe muito armamento em comum, devido aos tempos da União Soviética.

Outa teoria refere que o uso das letras é uma forma de identificar a que região as tropas pertencem, com o "Z" a referir-se à palavra "Zapad" (oeste). Esta ideia encaixa no facto de outros símbolos, como quadrados, triângulos e círculos, estarem a ser usados pelos russos. No entanto, nenhum deles se tornou tão popular como o "Z" e acredita-se que estas figuras sejam um método de distinguir entre equipamento e não esteja propriamente associados à letra em questão.

O "Z" tornou-se um símbolo a favor da invasão russa?

Sim. O Ministério da Defesa russo adotou-o oficialmente nas redes sociais e associando a letra à expressão "Za pobedu" (Pela vitória).

Três dias depois do início da invasão russa, a estação RT, entretanto suspensa da União Europeia por ser um orgão de propaganda financiado pelo Kremlin, começou a vender roupa com a letra "Z", assumindo que era em apoio às tropas russas.

O investigador Kamil Galeev, do Wilson Center, detalhou, através do seu Twitter, várias instâncias em que o símbolo Z tem sido usado na sociedade russa para demonstrar apoio à invasão da Ucrânia.

A população russa adotou o "Z"?

Não é claro que a letra se tenha tornado consensual entre o povo russo.

Durante protestos anti-guerra na Rússia, viram-se sinais a exibir a mensagem "Zachem" (Para quê) e na Internet há memes russos a gozar com o uso da letra "Z" por parte das tropas do país.

Milhares de pessoas têm saído às ruas das principais cidades do país, para protestarem contra o conflito.

Segundo a organização OVD-info, mais de 13.500 pessoas já foram detidas.

Mais de 5 mil detidos na Rússia em protestos contra a guerra na Ucrânia
Mais de 5 mil detidos na Rússia em protestos contra a guerra na Ucrânia
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    10 mar, 2022 Madeira 16:16
    Para mim é Zelensky.

Destaques V+