Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Rússia controla funcionamento da central nuclear de Zaporzíjia

06 mar, 2022 - 19:43 • Sofia Freitas Moreira com Redação

A Agência Internacional de Energia Atómica diz que controlo do comandante das forças russas contraria "um dos sete pilares indispensáveis da segurança nuclear". O ataque à central de Zaporíjia, na zona sul da Ucrânia, terá provocado três mortos e dois feridos, segundo o último balanço.

A+ / A-

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, diz estar extremamente preocupado com as informações de que a gestão da central nuclear de Zaporzíjia está agora sob as ordens do comandante das forças russas.

Segundo a BBC, Grossi diz que isto contraria "um dos sete pilares indispensáveis da segurança nuclear", que diz que "o pessoal operacional deve ser capaz de cumprir os seus deveres de segurança e proteção e ter a capacidade de tomar decisões livres de pressões indevidas".

Diz também que o facto de algumas redes móveis e a Internet terem sido desligadas pelo exército russo, dificultando as comunicações entre o regulador ucraniano e o pessoal, viola "outro dos sete pilares indispensáveis" - que diz que "têm de haver comunicações fiáveis com o regulador e outros".

"O exército russo está a disparar de todos os lados contra a central nuclear de Zaporíjia, a maior central nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior do que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros e estabelecer uma zona de segurança!", leu-se, na altura, numa mensagem partilhada pelo ministro ucraniano Dmytro Kuleba, na rede social Twitter.

A Inspeção Geral de Regulação Nuclear da Ucrânia confirma que houve invasão russa de algumas zonas da central, na última quinta-feira. Já foram inspecionadas as unidades de produção de energia e confirma-se que estão a funcionar em segurança e de acordo com os regulamentos.

A cidade de Energodar com cerca de 150 mil habitantes ficou sem aquecimento durante a noite devido a estes combates.

A Agência Internacional de Energia Atómica garante que o incêndio não danificou equipamento essencial e que a central não sofreu qualquer dano "crítico". Os níveis de radiação permaneceram inalterados.

O ataque à central de Zaporíjia, na zona sul da Ucrânia, terá provocado três mortos e dois feridos, segundo o último balanço.

"Se explodir será 10 vezes maior do que Chernobyl". Maior central nuclear da Europa sob ataque
"Se explodir será 10 vezes maior do que Chernobyl". Maior central nuclear da Europa sob ataque
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+