Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irpin. Bombas russas matam mãe e dois filhos menores

06 mar, 2022 - 18:56 • João Carlos Malta

Haverá mais vítimas mortais do ataque ao pé de uma ponte destruída que estava a ser usada por civis para fugir.

A+ / A-
Irpin. Relatos de mortos, incluíndo crianças
Irpin. Relatos de mortos, incluíndo crianças

Veja também:


A coluna militar russa que avança sobre Kiev disparou contra uma ponte danificada que estava a ser usada por habitantes de Irpin para fugir em direcção à capital da Ucrânia. O ataque matou pelo menos três pessoas, incluindo duas crianças.

Há meios de comunicação que avançam que podem já haver oito vítimas, mas não existem números oficiais.

Os dados são avançados pelo Ministério da Saúde ucraniano e foi confirmada por enviados do diário norte-americano The New York Times (NYT).

Irpin fica a cerca de 25 quilómetros a noroeste da capital, e os últimos dias ficaram marcados por intensos combates. Os militares russos estão a aproximar-se de Kiev, que abrigava cerca de 3,4 milhões de pessoas antes da invasão.

Numa fotografia publicada no site NYT, vêem-se dois soldados a tentar salvar um homem, identificado como pai da família atingida. Na mesma imagem vê-se a mãe e os dois filhos postrados na estrada.
Era “o único que ainda tinha pulsação naquele momento”.

Segundo os relatos daquele jornal, os morteiros caíram primeiro a cerca de 100 metros da ponte, depois foram sucedendo até atingirem uma secção de uma rua de onde as pessoas estavam a fugir.

À medida que as bombas estavam mais perto dos civis, as pessoas corriam, puxando as crianças, e tentando encontrar um local seguro. Mas não existiam grandes lugares que pudessem servir de abrigo.

Nessa altura, um projétil caiu na rua, levantando uma nuvem de poeira e deixando uma família inteira – mãe, pai, filho adolescente e uma filha que parecia ter cerca de 8 anos – deitados no chão.

A bagagem deles, uma mala com rodinhas azul e algumas mochilas, estava espalhada, junto com uma maleta verde de um cão a ladrar.

As forças ucranianas estavam envolvidas em confrontos nas proximidades, mas não no local onde os civis se moviam.

Os tiros de morteiros podiam ser ouvidos a cerca de 200 metros de distância.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+