Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra da Ucrânia. Menino de 11 anos foge das bombas russas e faz 17 horas a pé até à Eslováquia

06 mar, 2022 - 17:50 • Redação

Pais ficaram retidos na Ucrânia. Numa mão, o menino tinha um número de telefone escrito na mão.

A+ / A-

Um menino de 11 anos saiu da cidade de Zaporizhzhia e andou 17 horas a pé até a fronteira com a Eslováquia.

O menor fugiu depois dos militares russos desencadearem um ataque que provocou pelo menos três feridos. Do sudeste da Ucrânia à fronteira com a Eslováquia, a criança terá percorrido mais de 17 horas de viagem e foi intitulado “o herói da noite”, pelas autoridades eslovacas.

Consigo, o menino ucraniano trazia uma mochila, um saco de plástico e um passaporte. Numa mão, tinha um número de telefone escrito na mão, segundo o Ministério do Interior da Eslováquia.

"Ele veio sozinho porque os pais tiveram de ficar na Ucrânia. Os voluntários cuidaram dele, levaram-no para um lugar quente e deram-lhe de comer e beber”, disse o ministério.

O comunicado, publicado na página do Facebook do ministério, no sábado, dizia que graças às informações escritas na mão do menino e num pedaço de papel dobrado no seu passaporte, os funcionários da fronteira conseguiram entrar em contato com os familiares do menino na Eslováquia, que puderam então ir buscá-lo.

“Ele conquistou todos com o seu sorriso, coragem e determinação, dignos de um verdadeiro herói”, dizia o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+