Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia

Boris Johnson aborda com Zelenskiy envio de mais “material defensivo”

06 mar, 2022 - 17:55 • Lusa

De acordo com um porta-voz de Downing Street, Johnson expressou durante a conversa telefónica “que o apoio internacional e a admiração pelo Presidente Zelenskiy e por toda a Ucrânia crescem de dia para dia”.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, abordou, este domingo, com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, as "necessidades urgentes" do exército ucraniano, garantindo estar a trabalhar com parceiros ocidentais o envio de mais "material defensivo".

De acordo com um porta-voz de Downing Street, Johnson expressou durante a conversa telefónica “que o apoio internacional e a admiração pelo Presidente Zelenskiy e por toda a Ucrânia crescem de dia para dia”.

O chefe do Governo britânico, defensor de novas medidas para desligar a Rússia do sistema interbancário SWIFT, detalhou ao Presidente ucraniano um plano de “seis pontos” para ajudar Kiev a enfrentar a invasão russa.

Esse roteiro inclui a promoção de uma “coligação humanitária internacional”, o apoio à Ucrânia “nos seus esforços para garantir a sua autodefesa” e uma maximização da pressão económica sobre o executivo russo.

O plano contém também os objetivos de “impedir a normalização progressiva do que a Rússia está a fazer na Ucrânia” e avançar pelos “caminhos diplomáticos de desescalada”.

Johnson e Zelenskiy falaram ainda sobre a “ameaça crescente dos bárbaros ataques russos sobre civis ucranianos”, bem como sobre a “cada vez mais deteriorada situação humanitária” no país, provocada pelos “ataques indiscriminados da Rússia e as violações do cessar-fogo”, indicou Downing Street.

O primeiro-ministro britânico reiterou que o Reino Unido está “comprometido” com os esforços para que o Presidente russo, Vladimir Putin, “falhe” a invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com as Nações Unidas.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    06 mar, 2022 Eu 19:36
    E armas para a Ucrânia?

Destaques V+