Tempo
|
A+ / A-

Zelensky responsabiliza líderes da NATO por morte de ucranianos

05 mar, 2022 - 00:13 • Redação

A NATO alertou na sexta-feira que a imposição de uma zona de exclusão aérea pode provocar uma guerra total na Europa.

A+ / A-

Volodymyr Zelenskiy criticou a NATO por esta se recusar a implementar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, dizendo que a decisão deu “luz verde para mais bombardeamentos de cidades e vilas ucranianas”.

“Todas as pessoas que morrerem deste dia em diante também morrerão por vossa causa, pela vossa fraqueza, pela vossa falta de unidade”, disse o presidente ucraniano num tom emocionado.

A NATO alertou na sexta-feira que a imposição de uma zona de exclusão aérea pode provocar uma guerra total na Europa com a Rússia, que tem armas nucleares.

“A única maneira de implementar uma zona de exclusão aérea é a de enviar aviões de combate da NATO para o espaço aéreo da Ucrânia e, em seguida, impor essa zona de exclusão aérea abatendo aviões russos”, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO.

“Se fizermos isso será algo que pode terminar numa guerra completa na Europa, envolvendo muito mais países e causando muito mais sofrimento humano”, argumentou Stoltenberg.

Zelensky disse que os países da NATO criaram uma narrativa de que uma zona de exclusão aérea provocaria a agressão da Rússia contra a NATO. “Esta é a auto-hipnose daqueles que são fracos, inseguros, apesar de possuírem armas muito mais fortes do que nós”, disse.

O presidente elogiou os ucranianos pela resistência contra a invasão da Rússia:

“Somos guerreiros da luz”, afirmou. “A história da Europa se lembrará disso para sempre”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    05 mar, 2022 Lisboa 11:09
    Zelensky está a fazer o seu papel e está a fazê-lo bem. Mas até ele sabe, que uma zona de exclusão aérea não se faz por decreto. É necessário enviar Força aérea para o local, para impor essa exclusão, o que significa combates aéreos entre NATO e Rússia. A ser assim, mais valia enviar já a NATO para combater a invasão Russa, pois ambos os caminhos conduzem à Guerra Total. Que tal, enviar antes à Ucrânia, grandes quantidades de sistemas de misseis anti-aéreos, sofisticados e em numero suficiente para tornarem o Espaço aéreo da Ucrânia cada vez "menos saudável" para a Aviação Russa, que de momento move-se quase à vontade por ausência de anti-aéreas e de opositores?

Destaques V+