Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Avião russo aterra nos EUA para ir buscar diplomatas acusados de espionagem

05 mar, 2022 - 23:31 • Lusa

Um avião russo aterrou hoje nos Estados Unidos para ir buscar 12 diplomatas expulsos da missão russa da ONU e acusados por Washington de "espionagem", disseram as autoridades

A+ / A-

Os EUA fecharam o seu espaço aéreo a todos os aviões russos, após Moscovo ter invadido a Ucrânia na semana passada.

No entanto, hoje um Ilyushin IL-96 aterrou no Aeroporto Internacional de Washington, de acordo com o site Flight aware, que regista todos os movimentos aéreos.

“O governo norte-americano deu luz verde a esta aeronave, fretada pelo governo russo, para facilitar a partida de diplomatas da missão russa nas Nações Unidas”, disse à agência France-Presse (AFP) uma porta-voz do Departamento de Estado.

A “exceção” é para assegurar a sua partida e a das famílias “na data imposta”, acrescentou a mesma fonte.

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira a expulsão de “12 funcionários dos serviços secretos da missão russa, que abusaram” do seu estatuto diplomático nos Estados Unidos “envolvendo-se em atividades de espionagem”.

No dia seguinte, com o mesmo argumento, ordenaram a partida, até 7 de março, de um nacional russo que trabalhava no secretariado da ONU.

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, considerou a medida como “um ato hostil” contra o seu país.

A missão russa na ONU tem cerca de 100 funcionários, de acordo com uma fonte diplomática russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+